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Benefícios dos Exercícios Compostos

14.01.2017


                              BENEFÍCIOS DOS EXERCÍCIOS COMPOSTOS

 

 Duas das objecções mais comuns que as pessoas apresentam para não treinar são a falta de tempo e não saber que "tipo de exercício” devem fazer. Isto é o que leva muitas pessoas a contratar um "personal trainer”, elas querem um especialista que lhes diga como alcançar seus objectivos. Normalmente, elas também querem saber como fazê-lo de maneira mais rápida e eficiente possível.

Enquanto os exercícios isolados, mono articulares são ideais para pessoas que têm a inclinação ou tempo para esculpir o corpo perfeito, esses exercícios simplesmente não são tão eficazes para maximizar os efeitos da queima de calorias. Se o objectivo passa por melhorar o seu nível de condicionamento físico geral, os exercícios compostos que acarretam movimentos poliarticulares, envolvendo mais do que um único grupo muscular podem ser extremamente eficazes para obter benefícios nas três categorias de aptidão física: cardiovascular, força e flexibilidade.

 

OS EXERCÍCIOS COMPOSTOS QUEIMAM MAIS CALORIAS

O corpo gasta 5 kcal de energia para consumir 1 litro de oxigénio. Exercícios que envolvem mais tecido muscular requerem mais oxigénio, o que ajuda o corpo a aumentar o dispêndio calórico.

 

EXERCÍCIOS COMPOSTOS MELHORAM A COORDENAÇÃO INTERMUSCULAR

Isto tem tudo a haver com a  função e sincronização dos vários músculos em torno de uma articulação ou um grupo de articulações. Considere-se, por exemplo, o complexo glúteo (grande, médio e pequeno glúteo), que é responsável por controlar o movimento do quadril. 

Exercícios compostos como o agachamento, lunge ou "step up” e que movem o quadril  nos três planos do movimento (frontal, sagital e transverso),  podem melhorar a forma sinérgica como todos os músculos trabalham para produzir e controlar a força.

EXERCÍCIOS COMPOSTOS ELEVAM A FREQUÊNCIA CARDÍACA E PROMOVEM BENEFÍCIOS                       CARDIOVASCULARES

 

O objectivo do exercício cardiovascular é o de melhorar a capacidade do coração para funcionar como uma bomba. Isso pode ser feito por meio de actividades como correr e  pedalar, ou fazendo exercícios que possam envolver uma quantidade significativa de tecido muscular. Sentado numa máquina de "leg extension” fazendo extensões do joelho ou realizar um "curl de bíceps” com halter, utiliza apenas uma quantidade limitada de tecido muscular; estes exercícios são mais adequados para quando o foco é a "força isolada”.  Agachamentos com press de ombros, woodchops com bola medicinal ou burpees são exemplos de exercícios compostos que envolvem grandes quantidades de tecido muscular, o que desafia o coração a bombear sangue para manter os músculos alimentados e activos.

 

 

OS EXERCÍCIOS COMPOSTOS SÃO UMA FORMA DE FLEXIBILIDADE DINÂMICA

 

Quando a maioria das pessoas pensa em flexibilidade, visualiza alongamento estático. Mantendo um músculo  numa posição alongada pode ser eficaz para reduzir a tensão no músculo, mas também reduz a actividade neurológica, o que não é recomendado antes de uma actividade dinâmica.

Qualquer exercício que envolve uma amplitude de movimento activa pode ser considerado uma forma de alongamento dinâmico, o que implica mover uma articulação através da sua amplitude de movimento (ROM) para alongar o tecido circundante. Enquanto os músculos de um lado da articulação contraem, os músculos do lado oposto têm que alongar para permitir que o movimento articular ocorra.

 

 

EXERCÍCIOS COMPOSTOS MELHORAM A EFICIÊNCIA DO MOVIMENTO

 

Já reparou que os "bodybuilders” tendem a locomover-se de forma robótica? Isto deve-se ao facto de que quando só se treina um grupo muscular de cada vez, não se "ensina” vários grupos musculares no sentido de coordenar as suas contracções e taxas de activação, "como acontece realmente no dia a dia”.  Os exercícios  compostos que envolvem grandes grupos de músculos, "ensinam” os músculos como coordenar a activação das unidades motoras responsáveis ​​pela sincronização das contracções musculares. Os exercícios compostos podem realmente ajudar a melhorar as habilidades motoras e o equilíbrio dinâmico, o que pode realmente ajudar a melhorar a qualidade de vida na sua globalidade.

 

Prof.  Celestino Cunha

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