Inscreva-se já

Inscreva-se já

Inscreva-se já no nosso ginásio

Como Fazer um Batido Perfeito

01.05.2019


COMO FAZER UM BATIDO PERFEITO?

 

 

Por vezes, no nosso dia-a-dia agitado precisamos de uma refeição rápida, prática, que possa ser facilmente transportada e consumida, que não precise de talheres, guardanapos… mas que seja saudável e nutritiva.

Porque não um batido? Um batido com fruta, legumes, proteína magra e gordura saudáveis pode ser uma excelente opção. É nutritivo, rápido, portátil e delicioso.

 

Um bom batido contém o mínimo de açúcares e ingredientes artificiais, usa fontes de proteína de alta qualidade, inclui fruta e legumes e é uma fonte de fibra e de gorduras saudáveis.

A maior parte dos batidos de estabelecimentos de restauração não são ricos nutricionalmente, contém altos níveis de açúcar, incluem proteínas de baixo valor biológico, dependem fortemente de ingredientes processados e contém muitos componentes artificiais. O melhor é fazer o seu próprio batido.

 

Siga estes 6 passos e consiga um batido perfeito:

1.     LÍQUIDO

Quantidade ideal: 120-250mL.

Exemplos: água; bebida de amêndoa; leite; bebida de soja; bebida de aveia; bebida de cânhamo; bebida de arroz; chá verde ou outra infusão.

Se preferir batidos mais líquidos adicione maior quantidade de bebida.

2.     PROTEÍNA EM PÓ

Quantidade ideal: 25-50g.

Exemplos: Whey; caseína; proteína de arroz; proteína de ervilha; proteína de cânhamo; outras proteínas ou mistura de proteínas vegetais.

Selecione um suplemento proteico que tenha um bom sabor e que lhe promova uma boa digestibilidade.

3.     LEGUME

Quantidade ideal: 1-2 punhados de vegetais crus.

Exemplos: legumes de folha verde escura (espinafre, couve galega, acelga…); beterraba; aipo; pepino; abóbora, batata-doce.

Quando adicionar pepino ou aipo reduza a quantidade de líquido que normalmente costuma adicionar.

4.     FRUTA

Quantidade ideal: 1-2 punhados de fruta fresca ou congelada.

Exemplos: maçã, banana, ananás, manga, morangos, cerejas, frutos silvestres…

5.     GORDURA SAUDÁVEL

Quantidade ideal: 1-2 porções do tamanho do polegar

Exemplos: sementes (linhaça, chia, cânhamo); frutos oleaginosos (caju, noz, amendoim, amêndoa); creme de frutos oleaginosos.

Quando bem triturados, os frutos oleaginosos e as sementes oferecem uma excelente consistência ao batido.

6.     TÓPICO

Exemplos: coco ralado; pepitas/raspas de chocolate negro; iogurte; flocos de aveia; granola; canela; baunilha.

Experimente polvilhar o batido com especiarias. Adicione iogurte se quiser mais proteína e uma textura de smoothie. Ou adicione flocos de aveia ou granola se precisar de hidratos de carbono extra.

 

Lembre-se que não é necessário cumprir de forma rígida todos os passos. Se não quiser um tópico, não o coloque. Se preferir uma quantidade extra de legumes, inclua-a. Se não quiser um batido com muitas calorias, reduza as porções dos constituintes. Dê asas à sua criatividade, misture e consiga o seu batido perfeito.

 

 

É importante salientar que os batidos não devem ser uma substituição das refeições principais frequentemente, contudo podem ser uma boa opção em momentos específicos, nos quais dispomos de pouco tempo para a refeição.

Susana Francisco
Nutricionista

© 2019   Todos os direitos reservados   Politica de Privacidade Seara.com