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Exercício e Sintomas Gastrointestinais

01.05.2018


Sintomas gastrointestinais durante a prática de exercício físico

 

Se costuma praticar exercício, de certeza que já teve conhecimento de algum desconforto gastrointestinal durante o exercício, por experiência própria ou por experiência de algum companheiro de treino.

De facto, os sintomas gastrointestinais são muito comuns durante a prática de exercício físico. Os mais comuns são desconforto abdominal, sensação de inchaço, obstipação, flatulência, perda de apetite, cólicas, vómitos, pirose (azia), refluxo gastroesofágico e eructação.

 

Estes sintomas podem ocorrer por várias razões, podem ser fisiológicos mas também podem ser induzidos pelo stress, ansiedade e depressão. 

 

Por vezes, a causa destes sintomas é simples e requer apenas alterações na dieta e no comportamento alimentar. Contudo, se a condição permanecer, é importante dirigir-se a um médico para diagnosticar a situação.

Sempre que apresente algum sintoma gastrointestinal durante o exercício físico, deve estar atento aos alimentos que ingere antes e durante o treino, bem como às reações que lhe provocam, para que se possa identificar os alimentos que causam determinado sintoma e, futuramente, evitá-los para que os próximos treinos e competições decorram da melhor forma.

 

Na maioria dos casos, a intervenção alimentar ajuda a minimizar estes sintomas. Esta intervenção deve ser feita de acordo com a situação individual, contudo há regras básicas que podem ajudá-lo a melhorar. Aplique-as e desfrute dos seus treinos!

 

Recomendações gerais:

-   fazer várias refeições ao longo do dia, com um volume menor, incluindo snacksentre as refeições principais, em vez de realizar poucas refeições, com elevado volume de alimentos, que aumentam a secreção do suco gástrico e agravam determinadas condições, nomeadamente refluxo gastroesofágico e pirose;

-   comer calmamente e mastigar bem os alimentos;

-   se praticar actividades de longa duração, deve testar a ingestão de determinados alimentos durante os treinos e só depois usá-los em competição.

 

Recomendações para a refeição antes do exercício físico:

-   reduzir o volume dos alimentos e líquidos ingeridos na refeição prévia ao exercício físico;

-   reduzir a ingestão de alimentos que atrasam o esvaziamento gástrico, nomeadamente alimentos ricos em gordura, alimentos proteícos e alimentos ricos em fibra;

-   preferir alimentos que promovam o rápido esvaziamento gástrico, especialmente hidratos de carbono, com maior índice glicémico;

-   evitar determinados alimentos irritantes da mucosa gástrica, nomeadamente especiarias, citrinos, tomate, ananás, alimentos ricos em gordura, alimentos com cafeína, álcool. A resposta a estes alimentos é individual e difere de pessoa para pessoa, havendo indivíduos que não apresentam qualquer reação desconfortante com estes alimentos;

-   evitar alimentos com adoçantes artificiais.


Susana Francisco
Nutricionista 

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