Inscreva-se já

Inscreva-se já

Inscreva-se já no nosso ginásio

Frutas e Legumes- Um Arco Íris Alimentar

Frutas e Legumes-  Um Arco Íris Alimentar 01.06.2019


As cores dos legumes e das frutas que temos à nossa disposição são causadas pelos fitonutrientes presentes nesses mesmos alimentos.

Os fitonutrientes são compostos bioativos e apresentam propriedades antioxidantes, podendo ajudar-nos a manter-nos saudáveis e a combater algumas doenças. A baixa ingestão destes nutrientes está associada ao aumento do risco de desenvolver doença cardiovascular, osteoporose, diabetes, cancro, entre outras condições clínicas.

Os fitonutrinetes podem dividir-se em cinco cores, nomeadamente vermelho, laranja, verde, roxo e branco. Para maximizar a nossa saúde recomenda-se a ingestão de uma chávena de alimentos de cada cor diariamente.

 

Na ilustração abaixo encontramos os fitonutrientes que proporcionam cada uma das cores, associados com os alimentos que os fornecem.



O conjunto destas cores é um verdadeiro arco-íris alimentar. A sua inclusão na nossa alimentação promove benefícios a vários níveis do nosso organismo. Entre eles destacam-se a melhoria da saúde ocular, fortalecimento ósseo, redução de dores articulares (especialmente no joelho), melhoria da condição da pele, promoção de um bom funcionamento digestivo, redução do risco de cancro (especialmente o da próstata) e ao nível cardiovascular, melhoria da pressão arterial e redução dos níveis de colesterol.

Excelentes motivos para incluirmos estes arco-íris na nossa dieta!




Susana Francisco
Nutricionista

© 2019   Todos os direitos reservados   Politica de Privacidade Seara.com