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SUSHI - Gosta ou nem por isso?

30.06.2019


SUSHI

 

 

Sushi, gosta ou nem por isso? Independentemente de se gostar muito ou mesmo nada, uma coisa é certa. O sushi tem ganho muitos adeptos, tornando-se uma refeição convencional em Portugal.

 

Mas será que é saudável?

Este produto alimentar pode ser uma adição muito benéfica para a nossa alimentação, especialmente quando inclui legumes, peixe rico em ácidos gordos ômega-3 e abacate, uma fruta rica em ácidos gordos monoinsaturados, muito importantes para a saúde cardiovascular.

 

O lado benéfico do sushi pode diminuir bastante, dependendo de como o rolo é preparado. Muitas vezes, é adicionado queijo creme ou maionese que aumenta significativamente a gordura processada e o valor energético do alimento.

O sushi tem ainda outra característica que pode prejudicar o seu lado saudável que está relacionada com o arroz. O arroz que compõe as peças de sushi é tipicamente aglomerado, conseguido através de uma calda composta por água, sal, vinagre e açúcar. Esta adição faz do sushi uma fonte de hidratos de carbono refinados, de absorção rápida. Alguns estabelecimentos já substituem o arroz branco por arroz integral, aumentando o teor de fibra, ainda assim, o açúcar está sempre presente. Se consome sushi com frequência, procure ingerir peças com menor quantidade de arroz. 

Por outro lado, o molho de soja pode também ser uma preocupação, uma vez que é muito rico em sódio, tal como outros molhos usados em muitas peças de sushi, que promovem o picante ou o cremoso de alguns rolos. Lembre-se que são extras de açúcar, sal, gordura e energia. Procure minimizar o seu consumo e prefira peças que lhe promovam o verdadeiro sabor e aroma dos peixes, legumes, fruta e arroz.

Há uma grande diversidade de sushi e a sua amplitude continua a crescer constantemente com a criatividade e experiência dos chefes. Um tipo de sushi cada vez mais comum é o sushi frito. Para muitos consumidores de sushi, fritar o rolo pode fazê-lo mais saboroso, contudo esta adaptação acrescenta mais gordura, sal e por consequência mais calorias ao alimento.

 

Sendo assim, respondendo à pergunta inicial, o sushi pode ser saudável, mas depende da forma como é preparado e consumido.

Regra geral: Quando comer sushi, escolha o que é rico em peixe e mantenha-o o mais simples possível.

Susana Francisco
Nutricionista

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